Fórum Social Temático 2012

De 24 a 29 de janeiro acontece o Fórum Social Temático (FST), que reunirá 30 mil pessoas em Porto Alegre. O tema é Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental. Servirá como uma prévia da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio + 20, que acontece em junho no Rio de Janeiro.

O FST segue o mesmo modelo do Fórum Social Mundial, que acontece a cada dois anos: um espaço de debate democrático de ideias, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil

Tem muita coisa interessante:

A exibição e debate sobre o documentário Criança e Consumo: os donos do cardápio infantil, sobre a desinformação e a pressão exercida pela publicidade de alimentos que fazem mal à saúde. O evento é organizado pelo Instituto Alana.

A CLADE – Campaña Latinoamericana por el Derecho a la Educación – realiza uma série de atividades ligadas aos direitos humanos e ao direito à educação.

O Greenpeace preparou um acampamento solar, com direito a trailer movido à energia do sol, cozinha e chuveiro sem o uso de energia elétrica, apenas com placas fotovoltaicas que acumulam a energia do sol.

A Rede Nossa São Paulo organizou um debate sobre o Programa Cidades Sustentáveis, com a participação de  Frei Betto, Ladislau Dowbor, Leonardo Boff, Marina Silva, e Oded Grajew, dentre outros.

São mais de 900 atividades, que durante uma semana movimentarão a capital gaúcha. A programação está disponível no site do Fórum Social Mundial.

Entre os nomes confirmados, estão figuras internacionais como o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos e o jornalista e escritor espanhol Ignacio Ramonet. Também devem marcar presença ativistas que foram protagonistas de movimentos como a Primavera Árabe, as manifestações estudantis chilenas, o Occupy Wall Street e os indignados da Espanha.

O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade. Ele é não governamental e não partidário. Se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas pela construção de um outro mundo.

____________________________________________________________________________________
Foto: © Tatiana Cardeal. Imagem da marcha de abertura do Fórum Social Mundial 2005, em Porto Alegre.
____________________________________________________________________________________

Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em sites, dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto. As imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

Anúncios

Comentários encerrados.

  • ▪ Contatos

    11 3798-1230
    contato@papelsocial.com
    -
    Rua João Ramalho, 136
    Perdizes, São Paulo - SP
    05008-000

  • Política de privacidade:

    A Papel Social Comunicação respeita a sua privacidade. Todas as informações pessoais que você fornecer para nós, incluindo nome, apelido, endereço, telefone e e-mail, não serão cedidas, vendidas ou alugadas a quaisquer organizações ou pessoas.
  • © 2013 Papel Social Comunicação.

    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
    Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em outros sites, basta dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto e a imagem, porém as imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

%d blogueiros gostam disto: