Parque Indígena do Xingu completa 50 anos

O Parque Indígena do Xingu comemora meio século de existência. Por iniciativa do Instituto Sócio Ambiental (ISA), uma série de eventos marcará a data, dentre eles uma mostra de filmes, uma exposição fotográfica e um ciclo de debates que acontecerá a partir desta sexta, dia 1º de julho.

Os eventos acontecerão na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A mostra fotográfica estará aberta durante todo o mês de julho e apresentará imagens que remontam à história do parque desde seus primórdios até os dias de hoje, passando pelas expedições dos viajantes europeus do século XIX e pelo contato oficial do governo brasileiro, que aconteceu durante a famosa expedição Roncador-Xingu.

A mostra cinematográfica vai do dia 1º ao dia 10 e apresentará uma seleção de filmes, incluindo obras de cineastas indígenas que registraram a saga dos diferentes povos que habitam a região.

O ciclo de debates, que acontecerá durante este final de semana, terá a participação de lideranças indígenas, antropólogos, indigenistas e pessoas de referência que fazem parte da história do parque.

O Parque Indígena do Xingu, que abriga 16 povos de diferentes etnias, representa um marco de diversidade cultural e ambiental em meio ao intenso desmatamento e ocupação irregular que marcam essa região, localizada na bacia do rio Xingu, no Mato Grosso.

O evento busca contribuir para estimular o debate sobre o parque, suas atuais condições e as perspectivas futuras de sustentabilidade.

Visite o site do ISA e saiba mais sobre o evento e sobre os povos indígenas brasileiros.

Serviço:

Parques Indígena do Xingu 50 anos
Data: de 1º a 31 de julho
Local: Cinemateca Brasileira: Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo – SP.
Mais informações: ISA e Cinemateca Brasileira.

Anúncios

Comentários encerrados.

  • ▪ Contatos

    11 3798-1230
    contato@papelsocial.com
    -
    Rua João Ramalho, 136
    Perdizes, São Paulo - SP
    05008-000

  • Política de privacidade:

    A Papel Social Comunicação respeita a sua privacidade. Todas as informações pessoais que você fornecer para nós, incluindo nome, apelido, endereço, telefone e e-mail, não serão cedidas, vendidas ou alugadas a quaisquer organizações ou pessoas.
  • © 2013 Papel Social Comunicação.

    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
    Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em outros sites, basta dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto e a imagem, porém as imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

%d blogueiros gostam disto: