Transgênicos X Orgânicos

O mercado de produtos orgânicos está paralisado no país. Desde 1º de janeiro, dos 90 mil produtores cadastrados no Ministério da Agricultora, pouco mais de 5 mil conseguem colocar seus produtos nos supermercados. O problema acontece porque o governo endureceu a certificação.

Desde 31 de dezembro de 2010, só vende quem tem o selo Sisorg, concedida por certificadoras previamente aprovadas pelo Ministério da Agricultora. Segundo reportagem de Andra Vialli no jornal O Estado de S. Paulo, das 10 certificadoras que atuam no país, apenas três completaram todo o processo. O Ministério diz que as outras demoraram muito para entrar com a papelada e os processos ainda tramitam.

Produto orgânico certificado de forma séria e responsável é tudo o que o consumidor precisa para ter certeza de que não está comprando gato por lebre.

A iniciativa do Ministério da Agricultura seria louvável, não fosse um detalhe: usa dois pesos e duas medidas. Isso porque faz oito anos que existe uma lei obrigando a indústria alimentícia a informar se o produto que vende contém transgênicos.

A lei obriga as empresas a imprimir a informação nas embalagens. Mas essa lei, como diríamos, não pegou.

A indústria alimentícia não quer perder negócios. E simplesmente não cumpre a lei. Não coloca a informação sobre transgênicos nas embalagens de milhares de produtos. O consumidor come gato, mas acha que é lebre.

O Brasil avançou muito na discussão sobre a responsabilidade social empresarial. As grandes indústrias alimentícias dedicam páginas e páginas em seus relatórios anuais para falar de respeito ao meio ambiente, de inclusão, de respeito as comunidades locais etc, etc, etc.

Mas cumprir a lei e informar que vende óleo de soja transgênico, aí não.

Aí já é demais.

Anúncios

Comentários encerrados.

  • ▪ Contatos

    11 3798-1230
    contato@papelsocial.com
    -
    Rua João Ramalho, 136
    Perdizes, São Paulo - SP
    05008-000

  • Política de privacidade:

    A Papel Social Comunicação respeita a sua privacidade. Todas as informações pessoais que você fornecer para nós, incluindo nome, apelido, endereço, telefone e e-mail, não serão cedidas, vendidas ou alugadas a quaisquer organizações ou pessoas.
  • © 2013 Papel Social Comunicação.

    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
    Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em outros sites, basta dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto e a imagem, porém as imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

%d blogueiros gostam disto: