Infância e Consumo nos meios de comunicação

Uma parceria entre o Projeto Criança e Consumo e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), resultou em uma interessante reflexão sobre a relação da criança com a mídia e o consumo. Na publicação Infância & Consumo: Estudos no Campo da Comunicação, artigos redigidos por estudantes de Ciências Humanas aprofundam o debate acerca da relação da criança com a mídia.

No Brasil, anualmente, são investidos mais de R$ 200 milhões de reais em publicidade de produtos infantis. Além da propaganda diretamente voltada para a criança, também existe uma outra parcela de investimentos, na qual crianças são usadas em campanhas publicitárias para adultos, o que é proibido em diversos países.

A televisão é a principal mídia utilizada pela publicidade. A criança brasileira fica diariamente,em média, 4 horas e cinqüenta minutos assistindo a programação. Nesse tempo, é bombardeada por centenas de anúncios que apelam diretamente a ela, anunciando de brinquedos a comidas que contribuem para a obesidade infantil.

O Projeto Criança e Consumo é uma iniciativa do Instituto Alana. Desenvolve atividades que despertem a consciência da sociedade a respeito das práticas de consumo de produtos e serviços por crianças e adolescentes. Busca minimizar os impactos negativos causados pela mercantilização da infância e da juventude. A ANDI é uma tradicional agência de notícias de assuntos ligados aos direitos da infância e da adolescência.

Clique aqui para ler o release da publicação lançada pelas duas organizações, disponível na íntegra para download.

Anúncios

Comentários encerrados.

  • ▪ Contatos

    11 3798-1230
    contato@papelsocial.com
    -
    Rua João Ramalho, 136
    Perdizes, São Paulo - SP
    05008-000

  • Política de privacidade:

    A Papel Social Comunicação respeita a sua privacidade. Todas as informações pessoais que você fornecer para nós, incluindo nome, apelido, endereço, telefone e e-mail, não serão cedidas, vendidas ou alugadas a quaisquer organizações ou pessoas.
  • © 2013 Papel Social Comunicação.

    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
    Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em outros sites, basta dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto e a imagem, porém as imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

%d blogueiros gostam disto: