Viagem ao passado da Terra

Os leitores sentiram falta de atualizações nas redes sociais da Papel Social. As últimas semanas foram de intensa atividade, com viagens que chegaram aos lugares mais antigos do planeta Terra, onde ainda não chegou Internet ou telefone.

Nossa agenda começou aqui perto, no Mato Grosso, onde concluímos a versão 2010 da pesquisa do projeto Conexões Sustentáveis – Quem se beneficia com a Devastação da Amazônia. Realizado pela Papel Social e pela ONG Repórter Brasil, em parceria com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a pesquisa será apresentada no final de janeiro de 2011 e mostrará como grandes corporações empresariais sustentam cadeias produtivas predatórias nos setores de carne, madeira e soja.

Também concluímos, no Pará, em parceria com o Instituto Observatório Social, uma importante pesquisa sobre a produção de ferro gusa no Pólo Siderúrgico de Marabá. Os resultados serão apresentados agora em dezembro. A pesquisa identificou um esquema predatório que envolve trabalho escravo e devastação ambiental na produção do gusa. O produto é exportado para os Estados Unidos. Siderúrgicas e montadoras de carros financiam a produção de gusa com insumos obtidos graças a devastação de áreas de preservação ambiental e de terras indígenas.

Por fim, fomos ao alto do Monte Roraima, uma impressionante formação rochosa na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. O lugar existe desde o período Pré-Cambriano, quando América do Sul e África estavam unidas, antes mesmo do aparecimento da vida no planeta. De lá, voltamos com informações que comporão projetos etnográficos e culturais. Mais detalhes ao longo dos próximos meses.

_________________________________________________________________________________

Na foto,  integrantes da expedição contemplam a vista durante subida ao Monte Roraima, tendo ao longe a Gran Savana e o Monte Kukenan, na Venezuela.  © Tatiana Cardeal
_________________________________________________________________________________

Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em sites, dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto. As imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

Anúncios

Comentários encerrados.

  • ▪ Contatos

    11 3798-1230
    contato@papelsocial.com
    -
    Rua João Ramalho, 136
    Perdizes, São Paulo - SP
    05008-000

  • Política de privacidade:

    A Papel Social Comunicação respeita a sua privacidade. Todas as informações pessoais que você fornecer para nós, incluindo nome, apelido, endereço, telefone e e-mail, não serão cedidas, vendidas ou alugadas a quaisquer organizações ou pessoas.
  • © 2013 Papel Social Comunicação.

    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
    Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em outros sites, basta dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto e a imagem, porém as imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

%d blogueiros gostam disto: