Mudanças climáticas voltam ao debate

A Conferência do Clima (COP-16), que começou em Cancun, corre o risco de terminar de forma parecida com a COP 15 de Copenhague: nenhum acordo efetivo entre as grandes potências para conter o aquecimento global. Os países poluidores têm problemas aparentemente mais urgentes para resolver. Crises, escândalos, falta de dinheiro.

Muitos líderes mundiais importantes, que em Copenhague fracassaram ao tentar emendar um acordo mínimo, sequer vão aparecer no México. A ausência dessas pessoas aumenta a responsabilidade da sociedade civil em criar ações que pressionem os países a mudar os níveis de emissão. De fato, o mundo civilizado ainda não se deu conta, de forma efetiva, que o aquecimento do globo precisa ser evitado a qualquer custo.

O encontro de Cancun não desperta grandes expectativas no que diz respeito às grandes mudanças que precisam acontecer para evitar o caos climático. As 500 ONGs que integram o CANClimate Action Network, uma rede que une as mais importantes organizações ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, alertaram que as decisões mais importantes ficarão para a COP 17 em 2011, inclusive a mais importante delas, que diz respeito ao nível necessário de redução de emissões de gases do efeito estufa.

Por outro lado, é possível que muitas coisas avancem. O site do Instituto Vitae Civilis, que integra o CAN, publicou um texto bastante interessante sobre as expectativas em relação ao encontro de Cancun, inclusive com perguntas e respostas sobre os temas mais delicados.

As organizações ambientalistas e diversos segmentos da sociedade civil organizada continuam exigindo um acordo justo e ambicioso, de modo que possamos lidar com os efeitos do aquecimento global enquanto é tempo.

As mudanças climáticas já começaram. Documentário produzido pela Papel Social em 2009, exibido durante a COP 15 em Copenhague, mostrou como as mudanças climáticas já afetam intensamente as comunidades indígenas do Alto Rio Negro, na Amazônia Brasileira. Clique aqui para assistir o vídeo Mudanças Climáticas.

_________________________________________________________________________________

Na foto,  um dia sem ventos no Rio Negro, na região da São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. © Tatiana Cardeal
Mais fotos aqui.
_________________________________________________________________________________

Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em sites, dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto. As imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

Anúncios

Comentários encerrados.

  • ▪ Contatos

    11 3798-1230
    contato@papelsocial.com
    -
    Rua João Ramalho, 136
    Perdizes, São Paulo - SP
    05008-000

  • Política de privacidade:

    A Papel Social Comunicação respeita a sua privacidade. Todas as informações pessoais que você fornecer para nós, incluindo nome, apelido, endereço, telefone e e-mail, não serão cedidas, vendidas ou alugadas a quaisquer organizações ou pessoas.
  • © 2013 Papel Social Comunicação.

    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
    Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em outros sites, basta dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto e a imagem, porém as imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

%d blogueiros gostam disto: