Uma janela para o futuro

Ficou pronto o filme de estréia do primeiro projeto global de documentário colaborativo e interativo da Internet. Em Out My Window, 49 histórias de 13 cidades do mundo são retratadas em uma obra que contou com a colaboração de artistas de todos os continentes. A fotógrafa Tatiana Cardeal, da equipe da Papel Social, participou com imagens para o episódio que conta a história de Ivaneti de Araujo, líder do Movimento Sem Teto do Centro, em São Paulo.

Com uma proposta 100% colaborativa e interativa, Out My Window integra o projeto Highrise, dirigido por Katerina Cizek, da National Film Board of Canadá.  O projeto é formado por uma mistura de mídias para variadas plataformas. Além de documentários, conta com produções para celular, apresentações ao vivo, instalações e filmes.

O objetivo não é apenas retratar a realidade, mas participar de forma efetiva da transformação social. Com esse foco, Out My Window mostra que um prédio não é apenas uma estrutura de concreto que abriga pessoas, mas um conjunto de vidas que se cruzam, interagem e reconstroem significados. Assim, o prédio residencial, a forma mais comum de construção do século passado, assume uma nova importância na compreensão do mundo que buscamos. Pelas histórias das pessoas que vivem nesses espaços, se abrem janelas para o futuro e para a discussão da ocupação do espaço urbano no século 21.

São Paulo

Como é a vida lá dentro e como as pessoas vêem o mundo lá fora. Esse é um dos motes que inspirou a produção do documentário. Em São Paulo, a personagem retratada é Ivaneti de Araujo, líder de um grupo de 10 mulheres que coordena o Movimento dos Sem Teto do Centro, uma das mais importantes ações de protagonismo popular em curso na América do Sul. O documentário mostra Ivaneti, seu apartamento, sua história, sua visão de mundo, sua relação com a ocupação do espaço urbano e o movimento social.

A luta contra a especulação imobiliária e contra a discriminação está no centro do movimento liderado por ela, que busca dar um fim social para cerca de 400 prédios abandonados que existem apenas na região central de São Paulo. Um deles, o edifício Prestes Maia, já abrigou duas mil pessoas em um dos mais importantes símbolos de resistência urbana das últimas décadas.

Durante três anos, duas mil pessoas lutaram contra a polícia, contra milícias privadas, contra juízes a serviço de imobiliárias, contra o terror psicológico imposto por cortes arbitrários de luz. Tudo na tentativa de devolver o prédio ao seus proprietários, empresários que devem milhões de reais em impostos municipais atrasados.

Resistência urbana

A história da Ocupação Prestes Maia foi retratada por Tatiana Cardeal no documentário Diário da Exclusão. Entre 2005 e 2007, ela acompanhou o cotidiano dos sem teto que viveram no edifício e sua luta contra um apartheid social violento e opressor, suas história e as conseqüências de uma estrutura política de segregação.

Clique aqui para visitar os arquivos do documentário Prestes Maia: Diário da Exclusão.

Clique aqui para entrar no documentário Out My Window.

E aqui para visitar a história de Ivaneti, em São Paulo (Português): Out My Window/Sao Paulo.
_________________________________________________________________________________

Na foto principal, reunião da Assembléia Geral do Movimento dos Sem Teto do Centro (2005) . As outras imagens são trechos do Out My Window, feitas na Ocupação Prestes Maia. © Tatiana Cardeal
_________________________________________________________________________________

Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em sites, dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto. As imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

Anúncios

Comentários encerrados.

  • ▪ Contatos

    11 3798-1230
    contato@papelsocial.com
    -
    Rua João Ramalho, 136
    Perdizes, São Paulo - SP
    05008-000

  • Política de privacidade:

    A Papel Social Comunicação respeita a sua privacidade. Todas as informações pessoais que você fornecer para nós, incluindo nome, apelido, endereço, telefone e e-mail, não serão cedidas, vendidas ou alugadas a quaisquer organizações ou pessoas.
  • © 2013 Papel Social Comunicação.

    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
    Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em outros sites, basta dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto e a imagem, porém as imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

%d blogueiros gostam disto: