Neutralização de carbono

Está disponível um importante documento de referência para a execução de projetos de neutralização de carbono na Amazônia. O título é longo e complexo: Princípios e Critérios Socioambientais de Redução das Emissões de Desmatamento e Degradação Aliada a Ações de Conservação e Manejo Florestal Sustentável e Incremento de Estoque de Carbono Florestal (REDD+). Em resumo: são critérios ambientais e sociais que devem ser seguidos por organizações que implantam ações de neutralização de carbono na Amazônia.

Neutralizar carbono é diminuir a quantidade de gases tóxicos na atmosfera. Por exemplo: uma empresa lança gases provocados pela queima de diesel. Para compensar, ela financia projetos de recuperação de áreas desmatadas, neutralizando a quantidade de gases emitidos durante a queima do diesel.

Para produzir os critérios de redução das emissões, diversas organizações da sociedade civil, incluindo empresas, ONGs e governos, se reuniram para desenvolver salvaguardas sociais e ambientais para programas e projetos de redução de emissões.

Os critérios devem ser usados como referência para a implantação de projetos de carbono florestal na Amazônia.  Eles são divididos nas seguintes áreas: critérios legais; critérios de reconhecimento de garantias e direitos; distribuição de benefícios; sustentabilidade econômica, melhoria da qualidade de vida e redução da pobreza; conservação e recuperação ambiental; participação; monitoramento e transparência; governança.

Clique aqui para saber mais sobre os critérios e baixar a integra do documento.

_________________________________________________________________________________

Na foto,  ribeirinhos navegam no Rio Negro, na região da São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. © Tatiana Cardeal
Mais fotos aqui.
_________________________________________________________________________________

Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em sites, dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto. As imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

Anúncios

Comentários encerrados.

  • ▪ Contatos

    11 3798-1230
    contato@papelsocial.com
    -
    Rua João Ramalho, 136
    Perdizes, São Paulo - SP
    05008-000

  • Política de privacidade:

    A Papel Social Comunicação respeita a sua privacidade. Todas as informações pessoais que você fornecer para nós, incluindo nome, apelido, endereço, telefone e e-mail, não serão cedidas, vendidas ou alugadas a quaisquer organizações ou pessoas.
  • © 2013 Papel Social Comunicação.

    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
    Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em outros sites, basta dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto e a imagem, porém as imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

%d blogueiros gostam disto: