Ir e vir com mais segurança

Nessa quinta 9, na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, aconteceu um encontro que terá o objetivo de iniciar uma mobilização para mudar o perfil do trânsito no país. O objetivo é diminuir o número de mortos e de inválidos. O Brasil é um dos países em que mais gente morre vítima de acidentes de trânsito.

A iniciativa é da FGV e do Movimento Chega de Acidentes. Desse encontro vai sair a pauta do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito (21 de novembro). Também serão dados os primeiros passos na construção de ações que levem a uma drástica redução dos acidentes de trânsito nas ruas e estradas brasileiras.

A Papel Social ajudou a montar a pauta da reunião do dia 9 e participará da organização do Dia Mundial, desenvolvendo ações de comunicação.

Saiba por que queremos mudar o perfil do trânsito brasileiro:

Em oito estados brasileiros os acidentes de trânsito matam mais que os homicídios: Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Roraima, Tocantins, Piauí e Mato Grosso (resultado da pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – IDS 2010, do IBGE.

O número de óbitos femininos causados pelo trânsito ultrapassa as mortes de mulheres por homicídio em todo o país, exceto no Espírito Santo e em Pernambuco.

O Brasil é um dos campeões em mortes no trânsito. Todo mundo diz que é uma tragédia, mas pouca gente faz algo para mudar o cenário. É a velha história do “nunca vai acontecer comigo”.

A questão é que morrem mais de 60 mil pessoas todos os anos, vítimas de acidente de trânsito. Já viu um estádio de futebol lotado? Pegue aquelas pessoas e coloque em caixões. Terá uma idéia do que acontece todos os anos.

São mais de sete mortes por hora, todas as horas do dia, todos os dias do ano.

Pra ter uma idéia do tamanho do problema é preciso comparar com outros países. Nos Estados Unidos, o trânsito mata 12,5 pessoas para cada 100 mil habitantes. No Brasil são 30,1. Além disso, lá a frota é três vezes maior do que aqui, tem muito mais veículos e pessoas dirigindo. Na Europa, são 7,6 mortes por 100 mil habitantes.

Em breve divulgaremos o site alusivo ao Dia Mundial e a lista de ações que serão realizadas. Você também poderá participar e trabalhar por um trânsito sem vítimas.

Anúncios

Comentários encerrados.

  • ▪ Contatos

    11 3798-1230
    contato@papelsocial.com
    -
    Rua João Ramalho, 136
    Perdizes, São Paulo - SP
    05008-000

  • Política de privacidade:

    A Papel Social Comunicação respeita a sua privacidade. Todas as informações pessoais que você fornecer para nós, incluindo nome, apelido, endereço, telefone e e-mail, não serão cedidas, vendidas ou alugadas a quaisquer organizações ou pessoas.
  • © 2013 Papel Social Comunicação.

    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
    Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em outros sites, basta dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto e a imagem, porém as imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

%d blogueiros gostam disto: