Começa a maior mobilização indígena do país

Guarani Kaiowá people

De segunda 16 até quinta 19, cerca de 800 lideranças indígenas se reúnem em Campo Grande para discutir os direitos dos povos indígenas. É o 7º Acampamento Terra Livre, a assembléia que representa a instância máxima de decisão do movimento indígena brasileiro. Povos de todas as regiões do país estarão representados.

O encontro fará uma avaliação das demandas e resultados das edições anteriores, destacando conquistas, avanços e demandas não atendidas pelo Estado. O objetivo é formular propostas comuns para uma nova política indigenista. O resultado será encaminhado aos candidatos à presidência.

O evento também busca mobilizar a sociedade e os governos para a situação crítica enfrentada pelos indígenas do estado de Mato Grosso do Sul, principalmente os Guarani Kaiowá.

Nessa região, as comunidades indígenas vivem sob o terror de latifundiários e milícias. De acordo com o Relatório de Violência contra os Povos Indígenas 2009, do Conselho Indigenista Missionário, mais da metade dos 60 assassinatos de indígenas no ano passado ocorreram no estado. Situação muito ruim também é enfrentada pelos povos indígenas do Nordeste, em especial os Tupinambá, no sul da Bahia, o que também merecerá atenção especial no encontro.

A pauta da reunião terá como foco: demarcação de terras; criminalização de lideranças; impactos do PAC e de grandes empreendimentos em Terras Indígenas (Transposição do Rio São Francisco, Hidrelétrica de Belo Monte, etc.).

Também serão discutidos: Estatuto dos Povos Indígenas; Secretaria Especial de Saúde Indígena; reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai); Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI); Conselho Nacional de Política Indigenista.

O Acampamento Terra Livre é uma realização da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas (FDDI).

Serviço:
O que: 7º Acampamento Terra Livre (ATL)
Quando: 16 a 19 de agosto de 2010
Onde: Aldeia Urbana Marçal de Souza, Bairro Tiradentes, Campo Grande-MS
Realização: APIB e FDDI

_______________________________________________________________________________

Na foto, grupo Guarani Kaiowá durante o Fórum Social Mundial de 2005. Pedem a homologação das
Terras Indígenas onde vivem, no Mato Grosso. De lá para cá, pouca coisa mudou.
Foto © Tatiana Cardeal.

Anúncios

Comentários encerrados.

  • ▪ Contatos

    11 3798-1230
    contato@papelsocial.com
    -
    Rua João Ramalho, 136
    Perdizes, São Paulo - SP
    05008-000

  • Política de privacidade:

    A Papel Social Comunicação respeita a sua privacidade. Todas as informações pessoais que você fornecer para nós, incluindo nome, apelido, endereço, telefone e e-mail, não serão cedidas, vendidas ou alugadas a quaisquer organizações ou pessoas.
  • © 2013 Papel Social Comunicação.

    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
    Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em outros sites, basta dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto e a imagem, porém as imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.