Entrevista do mês: Leonardo Boff

O vídeo com a entrevista do mês apresenta o filósofo e teólogo Leonardo Boff. Ele é um dos precursores da Teologia da Libertação, que tem como ponto de partida a situação da pobreza e da exclusão social à luz da fé cristã. O resultado prático é a união dos fiéis em comunidades eclesiais de base, onde se reúnem para articular a fé e a busca de melhorias sociais através da militância política.

Boff é doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta a favor dos excluídos e dos Direitos Humanos.

Durante 22 anos, lecionou no Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis (RJ). Seus questionamentos a respeito da hierarquia da Igreja renderam um processo junto a Congregação para a Doutrina da Fé, dirigida pelo cardeal Joseph Ratzinger, o atual Papa Bento XVI. Em 1985, foi condenado a um ano de silêncio obsequioso. Em 1992, sob nova ameaça de punição, pediu dispensa do sacerdócio. Nunca foi atendido. Em 1993, passou a dar aulas de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Para saber mais, visite o site de Leonardo Boff.
Foto: © Tatiana Cardeal

Realização – Papel Social Comunicação
Entrevista: Marques Casara
Imagens e Som Direto: Heitor Cardoso
Edição e Pós-produção: Papel Social Comunicação

Anúncios

Comentários encerrados.

  • ▪ Contatos

    11 3798-1230
    contato@papelsocial.com
    -
    Rua João Ramalho, 136
    Perdizes, São Paulo - SP
    05008-000

  • Política de privacidade:

    A Papel Social Comunicação respeita a sua privacidade. Todas as informações pessoais que você fornecer para nós, incluindo nome, apelido, endereço, telefone e e-mail, não serão cedidas, vendidas ou alugadas a quaisquer organizações ou pessoas.
  • © 2013 Papel Social Comunicação.

    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
    Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em outros sites, basta dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto e a imagem, porém as imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.