Comunicação e mudança social

Comunicação é ferramenta e é processo. A ferramenta você usa para uma finalidade específica, como a divulgação de um evento. O processo você desenvolve ao longo do tempo. Conforme evolui, o processo melhora o resultado geral. A ação social tem mais visibilidade, mais alcance e mais reconhecimento por parte da sociedade. Ou seja, tem mais resultado.

Um bom processo cria ferramentas eficazes. Uma ferramenta eficaz não cria um bom processo. Sendo assim, o processo é mais importante. No campo da Comunicação, os meios justificam os fins.  Para você saber que processo precisa desenvolver, é necessário fazer um diagnóstico e ter um plano, pois sem eles não irá muito longe. O processo de comunicação é um mapa a ser desenhado.

Para alcançar resultado, a organização do Terceiro Setor precisa de um processo de comunicação continuado e criativo. Publicações impressas, site de internet, assessoria de imprensa, folder, relatórios, vídeo institucional, blog: se não fizerem parte de um processo, não servem pra muita coisa.

Na essência, fazer um diagnóstico de comunicação não é muito diferente de qualquer outro diagnóstico. Precisa encontrar as perguntas certas e saber o que fazer com as respostas. Simples na teoria, complexo na prática. Um desafio a ser superado.

_

Educação

Você só terá um processo de comunicação se os atores envolvidos forem transformados pela experiência de contato com o outro. Esse é o caráter pedagógico da Comunicação. Ela não é apenas um instrumento, é um espaço. Nesse espaço se desenrolam ações, discursos e práticas transformadoras. O mapa que formará o seu diagnóstico precisa levar isso em conta.

No Terceiro Setor, mais do que em qualquer outro, o caráter pedagógico da Comunicação tem um papel decisivo. É um importante diferencial em relação às estratégias adotadas pelos Meios de Comunicação de Massa. Nestes, informação qualificada e proposta de sociedade estão perdendo cada vez mais espaço para o simulacro do real, criado pela hipervalorização do desejo. Vamos tratar sobre isso em outros artigos, inclusive em como o Terceiro Setor pode usar os meios de comunicação de massa a favor da causa.

Como o tema aqui é o diagnóstico de Comunicação, para realizá-lo é necessário montar uma equipe multidisciplinar, da qual façam parte profissionais de diferentes áreas e de culturas diversificadas.

Não se contente com saídas fáceis e não ache que a técnica ou a tecnologia vai dar conta. São apenas ferramentas. É preciso fazer uma leitura do processo de comunicação à luz do seu caráter transformador e pedagógico. Como já foi dito em artigos anteriores, muitas organizações do Terceiro Setor tem uma postura de vanguarda em relação à causa que defendem e uma postura conservadora em relação à comunicação da própria causa.

O conteúdo do diagnóstico precisa ser crítico e emancipador, para não ficar preso as velhas fórmulas da comunicação industrial.

_

Protagonismo

É preciso dar voz a todos os atores envolvidos no processo. A comunicação não é uma bigorna que cai de pára-quedas. É uma pluma levada pela brisa da tarde.

Compartilhe. Ao contrário do que tentam nos convencer, a verdade não existe. Ela é apenas um ponto de vista.

Seu diagnóstico terá sucesso na medida que os resultados levarem à transformação da sociedade.

Marques Casara,
Diretor Editorial da Papel Social.

__________________________________________________________________________________

A foto desse artigo mostra indígenas do Parque do Xingu operando equipamentos de alta tecnologia, durante a Festa Nacional do Índio em Bertioga. O projeto Vídeo nas Aldeias, criado em 1987, permitiu aos povos indígenas se tornarem protagonistas de sua própria história. É a Comunicação no seu caráter libertário, transformador e revolucionário. É a Comunicação a serviço das pessoas.

Foto: © Tatiana Cardeal > Mais fotos da Festa Nacional do Índio aqui.
__________________________________________________________________________________

Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em sites, dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto. As imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ▪ Contatos

    11 3798-1230
    contato@papelsocial.com
    -
    Rua João Ramalho, 136
    Perdizes, São Paulo - SP
    05008-000

  • Política de privacidade:

    A Papel Social Comunicação respeita a sua privacidade. Todas as informações pessoais que você fornecer para nós, incluindo nome, apelido, endereço, telefone e e-mail, não serão cedidas, vendidas ou alugadas a quaisquer organizações ou pessoas.
  • © 2013 Papel Social Comunicação.

    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
    Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em outros sites, basta dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto e a imagem, porém as imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

%d blogueiros gostam disto: