Derrubaram o alerta nos alimentos que fazem mal

O Conar derrubou a resolução da ANVISA que alerta para os perigos de consumir alimentos com muito açúcar, gordura e sódio. Tudo começou dia 29 de junho, quando a ANVISA publicou resolução que regulamenta a publicidade dos alimentos que fazem mal à saúde. Os alimentos deveriam estar acompanhados de um aviso que alerta sobre seus males.

O Conar, que é o Conselho nacional de Autorregulamentação Publicitária, questionou a legitimidade da resolução. O Conar, ou seja, as agências de publicidade e a indústria de alimentos, acha que não precisa avisar o consumidor que ele pode morrer se comer hambúrguer em demasia.

O mais incrível é que a Advocacia Geral da União (AGU) aceitou a reclamação e mandou a ANVISA suspender a resolução.

Organizações ligadas à defesa do consumidor e à alimentação saudável elaboraram uma carta de apoio à ANVISA e uma em protesto à recomendação da AGU. A carta é assinada pelo Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), pela ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), pelo FBSSAN (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), pelo Conselho Federal de Nutricionistas e pelo OPSAN (Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília).

A carta refuta a argumentação da AGU de que a ANVISA teria ultrapassado sua competência legal para editar a Resolução.

Você pode ajudar a quebrar essa decisão que defende os interesses da indústria de alimentos que fazem mal. Entre no site do Instituto Alana, copie o modelo da carta e envie para os e-mails sugeridos.

Clique aqui para visitar o site.

Anúncios

Comentários encerrados.

  • ▪ Contatos

    11 3798-1230
    contato@papelsocial.com
    -
    Rua João Ramalho, 136
    Perdizes, São Paulo - SP
    05008-000

  • Política de privacidade:

    A Papel Social Comunicação respeita a sua privacidade. Todas as informações pessoais que você fornecer para nós, incluindo nome, apelido, endereço, telefone e e-mail, não serão cedidas, vendidas ou alugadas a quaisquer organizações ou pessoas.
  • © 2013 Papel Social Comunicação.

    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
    Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em outros sites, basta dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto e a imagem, porém as imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

%d blogueiros gostam disto: