Seu candidato tem ficha limpa?

Os candidatos interessados em mostrar para a sociedade que jogam limpo na política têm uma nova ferramenta à disposição: uma plataforma onde podem prestar contas semanais das receitas e despesas da campanha, inclusive com os nomes dos doadores. Tudo pode ser acompanhado pela Internet.

O candidato se cadastra a assume o compromisso que está de acordo com as regras da Lei da Ficha Limpa. Ele não pode ter sido condenado em decisão colegiada por crimes contra o patrimônio público, lavagem de bens, tráfico de drogas e crimes hediondos. Também não pode ter renunciado para escapar de cassação.

A iniciativa do site é da Articulação Brasileira de Combate a Corrupção e a Impunidade (Abracci) e do Instituto Ethos, com apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Segundo nota publicada pelo Movimento Nossa São Paulo, “a iniciativa reunirá dados de candidatos à Câmara dos Deputados, ao Senado, aos governos estaduais e à Presidência.  Qualquer cidadão ou adversário político poderá denunciar irregularidades nas informações prestadas, desde que comprove mediante a anexação de documentos no site”.

As informações do site Ficha Limpa são abertas e disponíveis para qualquer pessoa consultar. É possível combinar filtros como nome, número no TRE, idade, gênero, cor/etnia, cargo a que concorre, estado e partido.

Clique aqui para visitar o site Ficha Limpa.

Anúncios

Comentários encerrados.

  • ▪ Contatos

    11 3798-1230
    contato@papelsocial.com
    -
    Rua João Ramalho, 136
    Perdizes, São Paulo - SP
    05008-000

  • Política de privacidade:

    A Papel Social Comunicação respeita a sua privacidade. Todas as informações pessoais que você fornecer para nós, incluindo nome, apelido, endereço, telefone e e-mail, não serão cedidas, vendidas ou alugadas a quaisquer organizações ou pessoas.
  • © 2013 Papel Social Comunicação.

    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
    Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em outros sites, basta dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto e a imagem, porém as imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

%d blogueiros gostam disto: