A criminalização dos povos indígenas

Nessa terça 27, editorial do jornal O Estado de S.Paulo condena indígenas de 11 etnias que “invadiram” o canteiro de obras da hidrelétrica de Dardanelos, Norte do Mato Grosso.  Os indígenas exigem um programa de sustentabilidade para as comunidades. O jornal diz que a hidrelétrica está longe da área indígena e que os índios querem extorquir R$ 10 milhões e encher o bolso de dinheiro. O jornal também diz que a usina foi aprovada pela Assembléia Legislativa e tem relatório de impacto ambiental homologado.

A Assembléia do Mato Grosso é controlada pelo governador Blairo Maggi. O ex-secretário de Meio Ambiente de Maggi é citado em diversos inquéritos da Polícia Federal por liderar esquemas de crimes ambientais. Em maio de 2010, a Polícia Federal pediu a prisão de diversos políticos do Mato Grosso. Estavam envolvidos em esquemas de esquentamento de madeira retirada ilegalmente de terras públicas. Maggi aparece nas investigações como articulador da liberação de licenças ambientais usadas para esquentar a madeira.

Assembléia Legislativa do Mato Grosso, esquentamento de madeira, licenças ambientais expedidas na calada da noite, políticos favorecidos, aprovação da usina de Dardanelos. Não, isso não é uma coincidência.

_

Direitos Indígenas

Nesse mês, foi divulgado o Relatório de Violência Contra Povos Indígenas. Um dos pontos mais destacados é a crescente criminalização de indígenas e a intensificação de ações judiciais contra as reivindicações feitas por eles. O relatório relaciona 60 assassinatos de indígenas somente em 2009. Metade deles no Mato Grosso do Sul, a região do país onde se registra o maior número de violações dos Direitos Humanos contra índios.

Em épocas de grandes obras, dentre elas Dardanelos e Belo Monte, tudo combina. A orquestra toca no mesmo tom. Os únicos desafinados são os índios, que ficam atrapalhando a passagem do trator do desenvolvimento. Abram alas, o progresso precisa passar. De onde vieram esses índios?

Baixe o aqui o Relatório de Violência Contra Povos Indígenas (Cimi – 2010).

Leia o editorial do Estadão:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100727/not_imp586455,0.php

_

Saúde indígena

O momento é decisivo para a questão indígena. Está prevista para o dia 3 de agosto a votação do Projeto de Lei de Conversão (PLC) 08/2010 que pode finalmente criar a Secretaria Especial de Saúde Indígena. Os senadores poderão reparar o descaso histórico do Estado com a saúde dos povos indígenas.

Você pode ajudar a pressionar os senadores pelo voto favorável a criação da secretaria.
Clique aqui e participe da mobilização organizada pelo Instituto Sócio Ambiental.

Anúncios

Comentários encerrados.

  • ▪ Contatos

    11 3798-1230
    contato@papelsocial.com
    -
    Rua João Ramalho, 136
    Perdizes, São Paulo - SP
    05008-000

  • Política de privacidade:

    A Papel Social Comunicação respeita a sua privacidade. Todas as informações pessoais que você fornecer para nós, incluindo nome, apelido, endereço, telefone e e-mail, não serão cedidas, vendidas ou alugadas a quaisquer organizações ou pessoas.
  • © 2013 Papel Social Comunicação.

    Todos os direitos reservados. All rights reserved.
    Para reprodução de trechos dos textos, artigos e fotos é preciso citar o autor e o nome da Papel Social. Para reprodução em outros sites, basta dar o crédito e o link da página original da qual foi retirada o texto e a imagem, porém as imagens não podem ser publicadas fora do contexto em que foram utilizadas neste site, ou separadas do texto original.

%d blogueiros gostam disto: